IPAM convida associados para lançamento de Direito e Literatura

Na próxima quarta-feira (6), às 18h30, o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), a Associação Paulista de Magistrados (Apagamis) e a Academia Paulista de Letras (APL) convidam para o coquetel de lançamento do livro “Direito e Literatura – Justiça Paulista”, projeto concebido e coordenado pela escritora Anna Maria Martins, da APL, para estimular a divulgação de talentos da literatura entre os magistrados. O coquetel será na sede da Apagamis, na Rua Dom Diniz, 29 no Jardim Luzitânia.

A publicação reúne 29 textos literários produzidos por juízas e juízes de vários pontos do Estado de São Paulo e que participaram das duas edições do Prêmio Apamagis de Literatura para Magistrados – Poesia, Crônica e Conto (2015 e 2020). São textos que em cada categoria receberam premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares e menções honrosas. Foram incluídas também produções que, na opinião do juri, embora não tenham sido premiadas, mostraram elevada qualidade literária.

O conjunto dos textos é uma celebração à estética da linguagem e de temáticas variadas, algumas abordando o cotidiano do magistrado, exibindo espírito crítico, mas sem deixar de lado a sensibilidade, a poesia e o humor. E, lembrando Machado de Assis, um reconhecimento da alma exterior de cada autor.

Além das obras que concorreram aos prêmios, o livro traz reflexões importantes de magistrados de relevância no cenário nacional, como a presidente do IPAM, Tânia Mara Ahualli, José Renato Nalini e Jayme Martins de Oliveira Neto. Colaboraram também Ives Gandra Martins, a crítica literária e professora da PUC-SP Elizabeth Cardoso, com uma robusta análise da obra de Kafka, e com ações culturais, a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, primeira mulher a ocupar a presidência da Apamagis.  A publicação faz também homenagens a dois acadêmicos fundamentais que a cultura nacional perdeu recentemente: Anna Maria Martins e Paulo Bomfim.

Observação: após o lançamento, o site do IPAM publicará o PDF para associados fazerem o download. E aos interessados no livro impresso, favor entrar em contato com o IPAM pelo fone: (11) 3105-9290 ou pelo email: contato@ipam.com.br.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

2020 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.