Facilitadores de Processo Circular iniciam encontros de Supervisão

O Grupo Gestor Interinstitucional de Justiça Restaurativa do Território de Heliópolis realizou dia 21 de maio, na Escola Estadual Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o primeiro encontro das duas turmas de Supervisão destinadas a Facilitadores de Processo Circular formados no último ano.

O grupo gestor conta atualmente com a participação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), da Diretoria de Ensino da Região Centro Sul, da Supervisão Técnica de Saúde do Ipiranga (STS Ipiranga), do Conselho Tutelar do Sacomã e da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região. A formação faz parte do Projeto de Expansão da Justiça Restaurativa em Heliópolis 2024-2025, que novamente é realizado em parceria com o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM).

Segundo Renata Zarantonelli Barbosa, integrante do Grupo Gestor local e uma das coordenadoras do curso, “participaram desses encontros os facilitadores formados na etapa anterior do projeto. São 25 participantes, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, e serão seis encontros para acompanhar e planejar as ações a serem implantadas. Todos os encontros serão realizados presencialmente em uma das escolas do Projeto”.
Renata lembra que “o curso foi planejado para expandir ainda mais a Justiça Restaurativa na localidade, com respaldo na própria demanda trazida pelos formados no projeto anterior, buscando fortalecer a implantação e as ações já realizadas”.

O juiz Marcelo Nalesso Salmaso, conselheiro do Instituto e membro do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), ressalta a importância da capacitação dos facilitadores e de todas as ações do projeto: “A Justiça Restaurativa é muito mais do que um projeto, do que um trabalho, é uma filosofia de vida e um instrumento importante para mudar o mundo. A partir das ações que vem sendo realizadas, a Justiça Restaurativa contribui efetivamente para que as pessoas possam transformar seus ambientes profissionais, familiares e sociais”.

Compartilhe!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2020 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.