O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Walter Rocha Barone (foto abaixo), foi eleito nesta terça-feira (14) presidente da União Internacional de Magistrados (UIM) – ou IAJ, sigla em inglês para Internacional Association of Judges. O magistrado era vice-presidente da UIM desde 2023 e presidente do Grupo Ibero-Americano, um dos quatro grupos regionais que integram a organização internacional, além de ser associado do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM).

A nomeação aconteceu durante a 67ª Reunião Anual da Associação Internacional de Juízes em Baku, capital da República do Azerbaijão. Na abertura do evento, o ministro do STJ, Sidnei Beneti, destacou as qualidades pessoais do novo presidente e sua reconhecida atuação no Judiciário paulista. Sua indicação aconteceu por meio da delegação do Brasil, da qual participam membros da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
O conselheiro nato do IPAM, desembargador Jayme Martins de Oliveira Neto e a 1ª vice-presidente do Instituto, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, participam do evento como delegados da AMB.
A delegação do Brasil é composta também pelo juiz do trabalho Paulo Dornelles, pelas desembargadoras Ana Lucia Martucci e Márcia Barone, conselheira do IPAM, e pelas juízas Teresa Almeida Magalhães, Valéria Lagrasta, conselheira do IPAM, e Maria Cláudia Bedotti.
Sobre a União Internacional de Magistrados
Fundada em Salzburgo (Áustria) em 1953, e sediada em Roma, a União Internacional de Magistrados (UIM) é um organismo de caráter privado, apolítico e internacional que reúne associações nacionais de juízes, e não juízes individuais, aprovados pelo seu Conselho Central. O principal objetivo da UIM é salvaguardar a independência do Judiciário, requisito essencial da função judicial como garantia dos direitos humanos e da liberdade, e entre outras atividades atua na educação judicial, possuindo quatro comissões de estudos. A organização atualmente abrange 92 associações nacionais ou grupos representativos dos cinco continentes.
Cada associação membro participa das deliberações do Conselho Central por meio dos seus delegados e as assembleias são sediadas a cada ano em um país diferente, conforme proposta dos membros da entidade.
Sobre o desembargador Walter Rocha Barone
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o magistrado possui mestrado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e tem reconhecida experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Registros Públicos.
