Cerca de 200 crianças da Escola Estadual de Ensino Médio Pio X, em São José do Rio Preto, acompanharam na última quinta-feira (dia 20) a apresentação da peça “Marcas da Infância”, idealizada para o Projeto Eu Tenho Voz do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), que visa orientar jovens e educadores sobre como evitar o abuso sexual, a violência e o bullying. A escola é uma das primeiras da região escolhida para participar do projeto-piloto, por iniciativa do juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin.
A diretora da escola, Sara Menezes Carvalho, após as duas apresentações da peça afirmou: “agradeço imensamente a participação da equipe do IPAM e da Vara da Juventude de São Paulo, representada aqui pela presidente e 1ª vice-presidente do IPAM, juíza Ana Maria Brugin e do conselheiro nato do IPAM, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, que disponibilizaram um teatro para os nossos alunos, com o objetivo de ajudar nessa prevenção do abuso sexual de crianças e de adolescentes, dentro das casas ou fora delas, e dizer que nossa escola está aberta a todos, e que ficamos muitos felizes com as participações do juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin e da psicóloga judiciária da Infância, Railda Ferreira Galbiati”.
A coordenadora Adriana completou dizendo que a escola “está no caminho certo, ouvindo os alunos, os apoiando e acolhendo sempre que necessário”.
A passagem do Projeto Eu Tenho Voz rendeu reportagem no jornal Tem Notícias, da TV TEM de São José do Rio Preto, transmissora da Globo, que ouviu Adriana Campanhola, dirigente regional de ensino na região. Assista aqui.