Associados do IPAM e da Apamagis têm até amanhã (dia 28) para fazer a inscrição para o passeio cultural na Wall Street Paulistana, realizado pelo IPAM, que será dia 6 de maio. As inscrições devem ser feitas pelo email: ipam@ipam.com.br.
O passeio vai acontecer no chamado “triângulo histórico”, onde localizam-se as antigas edificações dos primeiros bancos que ajudaram no desenvolvimento econômico e financeiro da Capital, do Estado de São Paulo e do Brasil, e que foi a economia cafeeira o combustível que permitiu a vinda destas instituições.
Bancos italianos, alemães, franceses, ingleses, belgas, portugueses. Todo este patrimônio edificado ainda lá está. E, claro, também temos a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, de Brasil-Bolsa-Balcão. Onde mesmo? Na carinhosamente chamada de Wall Street Paulistana!
Mas não é só isso. De quebra, ainda iremos visitar o Edifício Altino Arantes, ou Farol Santander, e apreciar a Exposição 200 Anos de História, que trata dos 200 anos de Independência e dos 100 anos de Identidade Cultural.
Venha conosco viajar nessa história e conhecer toda a sua trajetória, ali bem no Centro de São Paulo, certamente será uma experiência singular e isso, claro, você não poderá deixar passar.
Quem irá nos acompanhar neste passeio é Marcos Marsulo é historiador, educador, consultor e guia de turismo credenciado MTur. Sua especialidade é a História de São Paulo.
Graduado e licenciado em História pela PUC-SP, pós-graduado em Turismo pelo Senac-SP, ele carrega em seu currículo 23 anos de experiência atuando em projetos de desenvolvimento turístico e no estudo, elaboração, acompanhamento e mediação junto a associações, empresas e grupos de turistas em visita à Capital e ao Estado de São Paulo.
WALL STREET PAULISTANA
Cidade de São Paulo, fins do século 19 e começo do século 20. O Centro da Capital paulista está em plena ebulição em virtude da economia cafeeira.
Foi ali, no quadrilátero formado pelas ruas Álvares Penteado, Rua da Quitanda, Rua XV de Novembro e Praça Antonio Prado, somado ao famosíssimo Largo do Café, que o desenvolvimento econômico e financeiro do Brasil deu seus primeiros passos.
Vamos conhecer o que carinhosamente chamamos da nossa Wall Street Paulistana.
Edificações que lá estão e que “conversam” conosco sobre quem eram elas, por que ali se instalaram, qual o seu papel no nosso desenvolvimento econômico. E mais, seus projetos arquitetônicos: art nouveau, art déco, eclético, românico.
O outrora Centro Financeiro de São Paulo é um verdadeiro museu a céu aberto.
E, de quebra, iremos visitar alguns desses espaços financeiros, hoje totalmente voltados e adaptados à visitação turística, como a Bolsa de Valores de São Paulo e o Farol Santander (antigo Banespa).
Na Bolsa de Valores iremos conhecer o antigo espaço onde se davam as compras e vendas das ações: o Salão do Pregão da Bolsa.
No Farol Santander iremos conhecer seus espaços internos: salas da antiga diretoria, de reuniões, suas obras de arte. Somado a isso, iremos desfrutar dos espaços expositivos, pegando carona nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, com a exposição 200 anos de história.
E, claro, não poderíamos deixar de, no final desse passeio, saborear aquele cafezinho feito na hora. As opções? O Café Suplicy (26º andar) e o Boteco do 28 (28º andar) do prédio do Farol.
Venha conosco viajar nessa história e conhecer toda essa trajetória ali, bem pertinho, no triângulo histórico da cidade de São Paulo.
Serviço:
WALL STREET PAULISTANA – PASSEIO CULTURAL
Data: 6 de maio de 2022
Exclusivo para associados do IPAM e da APAMAGIS
ROTEIRO:
Ponto de partida: Início, às 9 horas, no Café Girondino, Rua Boa Vista, 365 – Centro.
Tour pelo quadrilátero e chegada ao Farol Santander, por volta das 10h40.
Visita à Exposição 200 Anos de História, até às 12h50.
Parada para o café no 28º andar do prédio do Farol.
VALOR DO PASSEIO:
R$ 30,00 (Ingresso à exposição)
INSCRIÇÃO:
Pelo e-mail ipam@ipam.com.br
GUIA:
Marcos Marsulo, historiador, educador, consultor e guia de turismo credenciado MTur. Sua especialidade é a história de São Paulo.
Realização:
Instituto Paulista de Magistrados – IPAM
Apoio:
Associação Paulista de Magistrados – Apamagis