O Clube de Leitura da Apamagis colocará em discussão, no dia 1º de fevereiro (terça-feira), a partir das 19h, um grande clássico da literatura: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. O encontro, on-line e gratuito, será realizado com apoio do IPAM, em parceria com o Clube de Leitura da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e terá a mediação da magistrada Carolina Nabarro Munhoz Rossi. Os associados já podem fazer a inscrição enviando nome completo e número de celular para o e-mail clubedeleitura@apamagis.com.br.
A obra-prima de Cervantes foi publicada em 1605 sob o nome “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”. O personagem principal, Dom Quixote, é um homem de meia-idade quando, influenciado pelos romances de cavalaria que lia, decide empreender sua luta heroica em defesa dos valores da ética feudal de reciprocidade, que se contrapunham aos da sociedade mercantilista que então se apresentava. Dez anos depois, em 1615, o autor lançou o segundo volume, com novas aventuras do personagem-título ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança e de seu cavalo Rocinante. Ao todo, são mais de mil páginas.
Ao narrar as aventuras da dupla Quixote e Sancho Pança, Miguel de Cervantes apresenta grandes questões da humanidade contadas de forma compreensível e leve, em uma narrativa permeada de humor. Enquanto Dom Quixote beira à loucura em sua forma de ver o mundo, vestido com armadura e parecendo um sujeito fora de seu tempo, vem de Sancho Pança a racionalidade na interpretação dos fatos.
“Dom Quixote“ é considerada uma das obras que deu origem ao romance moderno e apresenta ao leitor o desafio de levar adiante uma postura crítica a respeito da própria narrativa.
Os próximos encontros do Clube de Leitura aconterão em 7 de março, com o debate da obra “Felicidade Demais”, de Alice Munro, e participação da escritora Rita Palmeira, e dia 30 de março, “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo.