Presidente do IPAM prestigia lançamentos do Clube de Leitura

A convite do presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Ana Maria Brugin, participou na última sexta-feira (dia 9)  do lançamento das obras que fazem parte do Clube de Leitura  realizado pela APL, Apamagis e Sindi Clube, com apoio do IPAM: “O Abismo”, do desembargador Mafra Carbonieri; “As duas mortes de Francisca Júlia”, do sociólogo José de Souza Martins, e “Histórias da casa velha”, biografia e legado da escritora Ruth Guimarães, escrito por seus filhos Joaquim Maria Botelho e Júnia Botelho.

Mafra Carbonieri traz em sua característica literária a experiência como promotor público e juiz criminal, analisando conflitos humanos e comportamentos marginais. “Em O Abismo, o meu propósito era escrever um romance brasileiro, ainda que acentuadamente paulista. Portanto contei os dramas da imigração europeia no começo do século 20, sobretudo a saga dos italianos. O ano de 1901 foi santo, comemorou-se o Jubileu na passagem do milênio, e choveu sangue em Palermo. Fiel à estética realista, acompanho de perto o espírito da época e reproduzo a linguagem correspondente”, adianta o autor.

Já o livro do sociólogo e professor emérito da USP, José de Souza Martins, aborda a figura de uma poetisa paulista pouco lembrada pelas novas gerações: Francisca Júlia da Silva. “Fala-se mais dela porque praticou suicídio no dia mesmo em que se realizava o velório de seu marido. Horas antes de sair o féretro, ela tirou a vida. Esse fato deu origem a lendas fantasiosas: um amor tão desesperado que pretendia perdurar na eternidade. A lenda que a enxerga aos prantos, viúva debruçada sobre o caixão do consorte”, descreve o presidente da APL na resenha.

A biografia de Ruth Guimarães, a primeira escritora negra a integrar a Academia Paulista de Letras, eleita em 2008 para a cadeira número 22, que ocupou até sua morte, em 21 de maio de 2014, foi realizada por seus filhos Joaquim Maria Botelho e Júnia Botelho. “O livro trata da formação intelectual da escritora, sua vida, obras e legado literário. Os autores farão uma roda de conversa na FLIP 2022 sobre sua profícua produção literária, ativismo cultural e social, diversidade e apagamento de sua história, obliterados pela preferência aos icônicos autores brancos e de classe social mais elevada”, detalha José Renato Nalini na resenha da obra.

Para adquirir “O Abismo” acesse aqui.

Para adquirir “As duas mortes de Francisca Júlia” acesse aqui.

Para adquirir “Histórias da casa velha” acesse aqui.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2022 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.