Novo presidente da AMB toma posse para o triênio 2023/2025

O novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no triênio 2023/2025, juiz Frederico Mendes Junior do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), tomou posse na segunda-feira (12), em solenidade realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Frederico Mendes Junior sucede a juíza Renata Gil, que presidiu a AMB desde 2019 e comandou a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) por dois mandatos (2016/2017 e 2018/2019). A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, é a vice-presidente Legislativa da AMB.

Estiveram presentes ao evento, representando o IPAM, a 1ª vice-presidente Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira e o conselheiro nato Jayme Martins de Oliveira Neto, ex-presidente da AMB. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Augusto Aras, os ministros Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Sérgio Kukina, Reynaldo Soares da Fonseca, Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik, o governador do Paraná Ratinho Júnior, assim como diversas outras autoridades dos três poderes e do Ministério Público, prestigiaram a solenidade.

O juiz Frederico Mendes Junior era o coordenador da Justiça Estadual da AMB desde 2017. Ingressou na Magistratura paranaense em 1998. No TJ-PR, exerceu a função de auxiliar da presidência no biênio 2011/2012. Presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) de 2014 a 2017.

O presidente empossado agradeceu o empenho da gestão que se encerra, liderada pela juíza Renata Gil, e disse que o objetivo dos novos dirigentes é dar continuidade às boas ações desenvolvidas, adaptando-as à realidade atual com uma gestão participativa e inclusiva e que um dos desafios é exercer um papel firme na defesa das prerrogativas constitucionais dos juízes e de sua atuação. “Há muito a ser feito. Precisamos de combatividade para enfrentar os desafios da magistratura”, comentou.

A juíza Renata Gil apresentou um vídeo destacando 17 vitórias no Congresso Nacional para o monitoramento de mais de 2.300 proposições no legislativo federal. “Já no início da gestão, conseguimos uma liminar para suspender a implementação do juiz de garantias”, enfatizou.

Anfitriã do evento, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, elogiou a gestão comandada por Renata Gil – 1ª mulher a dirigir a AMB – e desejou sucesso ao juiz Frederico Mendes Júnior na missão de lutar pelas prerrogativas dos magistrados. “Isso para que todos os juízes brasileiros, da primeira à última instância, possam atuar como a sociedade e a Constituição exigem: de forma íntegra, independente e livre de pressões externas ao processo”, declarou.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2022 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.