IPAM realizará dias 16 e 21 de novembro Ciclo de Palestras sobre “Os Templários”

Nos dias 16 e 21 de novembro, o Instituto Paulista de Magistrados, com apoio da Associação Paulista de Magistrados, realizará o Ciclo de Palestras “Templários: sua história e seus possíveis impactos na formação do Brasil”. O evento será gratuito, restrito apenas para associados do IPAM e da Apamagis, no horário das 19 horas, e totalmente on-line.

“Os personagens históricos que mais causam discussões apaixonadas, os Templários, ou A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, será nosso objeto de análise, tanto da sua história e desenvolvimento na Era Medieval, quanto no que tange as incursões de suas práticas para a história do Brasil. Esta Ordem Cristã, pensada e estruturada em meados do século XII, deixou legados profundos para a posteridade como hospitais, orfanatos, sistema bancário, entre outros”, adianta Guilherme de Almeida, professor de história e curador do evento.

Segundo Guilherme, “o objetivo deste ciclo de palestras é demonstrar o contexto histórico amplificado de seu surgimento, desmistificar pontos errôneos e anacrônicos de sua história, analisar seu desenvolvimento e impacto na criação de várias instituições que até hoje estão presentes, compreender a perseguição que os templários sofreram e verificar sua importância para a história inicial do Brasil”.

O Ciclo de Palestras será dividido em quatro temas:

Dia 16 – A Ordem Templária, pensada e estruturada em meados do século XII, deixou legados profundos para a posteridade, com Guilherme Almeida, Bacharel em História e professor de História com 20 anos de magistério.

Dia 16 – A Ordem de São Bernardo de Claraval e o mundo Cristão, com Marcus Boeira, Professor de Lógica e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP).

Dia 21 – A Ordem de Cristo e a missão evangelizadora de Portugal, com José Carlos Sepúlveda da Fonseca, analista político, palestrante e português residente no Brasil desde 1978.

Dia 21 – Lembremos dos navegantes – os heróis lusitanos que sucederam os templários e anteciparam os bandeirantes, com Rafael Nogueira, bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia, mestrando em História do Direito no Império do Brasil e pós-graduado em Educação, é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.

Os interessados em participar das palestras precisam enviar um email de confirmação para ipam@ipam.com.br até o dia 15 de novembro e receberão no dia do evento o link de participação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2020 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.