Professores e diretores receberam formação para prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O Projeto Eu Tenho Voz realizou nos dias 28 e 29 de março de 2019, em Suzano, o Curso de Formação Básica para Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que orienta educadores a lidar com a questão da violência e do abuso sexual contra crianças e adolescentes de maneira correta.
A capacitação é voltada para os professores e diretores das escolas que receberão o projeto durante o ano, bem como para profissionais de saúde, dos Conselhos Tutelares e do Judiciário.
A capacitação faz parte do projeto desde que o IPAM identificou que os professores têm papel fundamental na percepção e combate dos diversos tipos de violência por serem os agentes mais próximos das crianças e dos adolescentes.
“O objetivo do curso é fazer da conscientização um instrumento de defesa das
crianças e adolescentes, orientar sobre as ações de mediação nas escolas e
acolher e cuidar das vítimas dos casos denunciados”, explicou a juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, vice-presidente do IPAM. Ela explica que com essa capacitação será possível aos profissionais das escolas desenvolver ações de mediação em defesa de crianças e adolescentes, além de acolher e cuidar das vítimas dos casos denunciados. “Atuamos nas escolas, pois sabemos que é o local de segurança das crianças. É na escola que elas podem e devem se sentir confortáveis para compartilhar histórias de abusos e de violências sem que sejam humilhadas”, enfatiza.
Aproximadamente 140 pessoas participaram desta edição do treinamento, as próximas etapas do Projeto serão a apresentação a peça “Marcas da Infância” nas escolas e a realização de oficinas de orientação e prevenção para alunos e professores.