O Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) promoverá no próximo dia 6 de abril um passeio cultural gratuito, exclusivamente para seus associados, no Museu do Ipiranga, em São Paulo, com acompanhamento e orientação do historiador, educador, consultor e guia turístico Marcos Marsulo.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 3 de abril, pelo e-mail:. ipam@ipam.com.br.
Com suas instalações e sua iconografia, documentos oficiais, objetos históricos e obras de arte totalmente restaurados, o Museu Paulista, como também é conhecido, integra a Universidade de São Paulo e guarda um importante acervo que remonta os tempos da Vila de São Paulo e especialmente ao período histórico correspondente ao evento da Independência do Brasil.
Tombado pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e seu edifício está situado dentro do complexo do Parque Independência. Foi concebido originalmente como um monumento à Independência constituindo-se no museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.
O museu havia sido fechado ao público para obras, restauros e reparos em agosto de 2013, após um estudo apontar que a estrutura do prédio estava comprometida. Depois de nove anos de obras, foi reaberto oficialmente no dia 7 de setembro de 2022, como parte das comemorações do bicentenário da Independência.
Roteiro:
Dia 6 (sábado)
Ponto de encontro: 10h30
Rua Xavier de Almeida, 10 – paralela à Rua Bom Pastor
No portão lateral do Museu do Ipiranga
Tour – início 10h45
Externo: Vista e apresentação da edificação do Museu do Ipiranga
Interno: Sala da maquete do Museu; maquete cidade de São Paulo em 1841; salas expositivas, hall monumental e escadarias.
Mirante: vista 360º da cidade de São Paulo
Salão Nobre: Quadro Pedro Américo “Independência do Brasil!
Atenção: No Museu do Ipiranga, internamente, não há bancos para sentar e nem local para café. Apenas nos arredores do lado externo (na Avenida Nazaré e na Rua Bom Pastor).
Idem quanto a estacionamento.
Há uma pequena livraria, da USP, montada no saguão de entrada (no subsolo).
Avisos importantes!
Bolsas grandes, mochilas, garrafas d’água, guarda-chuva precisam ser colocados no guarda-volume.
Fotografar é permitido, porém sem uso do flash.
Aconselha-se aos visitantes virem com roupas leves, sapatos baixos e boné/chapéu (este, em virtude do mirante).