IPAM convida os associados a participar do “Clube de Leitura Apagamis”

No próximo dia 4 de agosto (terça-feira), a partir das 19 horas, será realizado o encontro mensal virtual do “Clube de Leitura da Apagamis”, promovido pela Associação Paulista de Magistrados, com o apoio do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) e da Academia Paulista de Letras (APL). Para participar é necessário se inscrever pelo email clubedeleitura@apagamis.com.br e ler a obra indicada antes do evento.

O livro que será colocado em debate, “A Vida pela frente”, de Émile Ajar, pseudônimo do renomado escritor francês Romain Gary, foi o vencedor do Prêmio Goncourt de 1975. Romain Gary nasceu em 1914, e já tinha recebido o mesmo prêmio literário, em 1956, com o romance “As Raízes do Céu”. Um ano depois de sua morte por suicídio, em 1980, um documento revelou o pseudônimo e o embuste com o qual concorreu à premiação.

A obra tornou-se um dos romances mais vendidos do século 20. Apesar de ter sido publicado há mais de 40 anos, parece mais atual do que nunca e traz a história de Momo, um adolescente muçulmano de 14 anos que vive na casa de Madame Rosa, uma ex-prostituta judia, sobrevivente de Auschwitz, que cuida de diversas crianças em seu apartamento. É nesse ambiente que Momo conta sua história. Da fricção entre a inocência e a brutalidade do mundo sai a força de um dos romances mais cativantes da literatura francesa recente.

O evento terá a mediação da juíza Dra. Danielle Martins Cardoso e a participação especial de Vivian Schlesinger (autora de “Papaya na madrugada”), poeta, escritora, tradutora e mediadora dos Clubes de Leitura do Clube A Hebraica, Academia Paulista de Letras (APL), Casa das Rosas e Livraria Martins Fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2020 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.