No último dia 16 de novembro a 1ª vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), juíza Hertha Helena de Oliveira, juntamente com o conselheiro nato do instituto, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, que estava representando também a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), participaram da 10ª edição do Simpósio Internacional de Direito (Consinter – Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação), na Universidade da Barcelona, na Espanha.
A juíza Hertha Helena, que é Mestre em Direito Processual, falou sobre a importância do uso da Inteligência Artificial e da proteção aos Direitos Humanos e dos desafios da regulação e do Poder Judiciário.
Já o conselheiro Nacional do Ministério Público, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, abordou também a Inteligência Artificial focando no futuro do Judiciário.
E María Yolanda Sánchez-Urán Azaña, Catedrática do Direito do Trabalho da UCM, palestrou sobre a Inteligência Artificial vinculado ao Direito Social.
A moderação do debate foi realizada pela professora leitora de Direito Processual da Universidade de Barcelona, Nancy Carina Vernengo Pellejero.