Curso de Introdução à Justiça Restaurativa tem início segunda-feira (8)

Será realizada nessa segunda-feira (dia 8), às 10 horas, a aula inaugural do Curso de Introdução à Justiça Restaurativa, realização do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa na Coordenadoria da Infância e da Juventude e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O curso será realizado totalmente on-line pela Plataforma Team em três módulos: o Módulo 1 terá 4 encontros, em 4 unidades (Unidade I, de 11.04 a 17.04; Unidade II, de 18.04 a 24.04; Unidade III, de 25.04 a 01.05; e Unidade IV de 02.05 a 08.05). O Módulo 2 terá 3 encontros, em 3 unidades (Unidade V, de 09.05 a 15.05; Unidade VI, de 16.05 a 22.05; e Unidade VII, de 23.05 a 29.05)  O Módulo 3 terá 2 encontros, em 2 unidades (Unidade VIII, de 30.05 a 05.06; e Unidade IX, de 06.06 a 12.06).

O juiz Marcelo Nalesso Salmaso, conselheiro do instituto, membro do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa da Comarca de Tatuí, fará a aula inaugural, contextualizando a implantação da Justiça Restaurativa em Tatuí e enfocando a educação e o projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

“A Justiça Restaurativa é muito mais do que um projeto, do que um trabalho, é uma filosofia de vida. A primeira vez que tive contato com essa prática, em 2012, com um curso de formação do TJSP para expandir a Justiça Restaurativa para o interior, eu tive certeza que ia encontrar um instrumento importante para mudar o mundo. A Justiça Restaurativa me transformou, e a partir das ações que vieram dessa minha transformação eu posso contribuir agora para que outras pessoas possam transformar suas ambiências profissionais, familiares e sociais”, enfatiza o juiz Marcelo Salmaso sobre a importância da capacitação.

Em seguida, a secretária de Educação do Município de Tatuí, Elisângela Cecílio falará sobre o que motivou e realização do curso, os objetivos da formação e o apoio institucional na evolução do profissional desse método de Justiça.

Já a professora, articuladora e integrante do Núcleo de Justiça Restaurativa de Tatuí responsável pelo curso, Katia Cristina Jeronimo Leite de Oliveira, dará um panorama do trabalho de articulação e das sensibilizações feitas antes da formação.

A coordenadora do curso, Renata Zarantonelli Barbosa, vai orientar os participantes sobre o uso da Plataforma Moodle para ter acesso aos materiais didáticos, fazer recomendações de leitura como o Guia do Participante, explicar a metodologia de ensino (como serão as aulas ao vivo, o fórum, os encontros virtuais e as atividades de avaliação) e fará a avaliação final e a apresentação do plano de ação a ser implantado pelos alunos nas ambiências.

Por fim, o juiz Marcelo Salmaso dividirá os participantes em três grupos e apresentará as tutoras responsáveis pelas capacitações: Grupo 1, Carla Pontes Donnamaria; Grupo 2, Sabrina Paroli; e Grupo 3, Sueli Aparecida Correa. A tutora do Grupo 1, Carla Pontes, fará a apresentação em vídeo do conteúdo programático a ser trabalhado durante toda a capacitação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2022 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.