Conselheira do IPAM dá entrevista ao Jornal da Rede Alesp

A Conselheira do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), diretora da Associação Paulista dos Magistrados (Apagamis) e juíza da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí, Valéria Lagrasta, concedeu entrevista ao Jornal da Rede Alesp, apresentado por Jeremias Gomes e Lilian Buzatto.

Na entrevista a dra. Lagrasta fala sobre os 10 anos da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da mediação, conciliação e arbitragem de conflitos.

“A resolução 125 do CNJ completa 10 anos em dezembro desse ano e ela instituiu a Política Pública de métodos consensuais de solução de conflitos com uma divisão de dois grupos: adversariais, os da heterocomposição que é a arbitragem, a decisão judicial em que as pessoas estão em uma posição adversa e vem um terceiro e impõe a decisão, que é ou o juiz ou o árbitro quando é escolhido pelas partes. E os métodos autocompositivos de solução de conflitos são aqueles nos quais as próprias partes, depois de uso de técnicas que pode ser até por um terceiro facilitador, que pode ser um conciliador ou mediador, elas chegam por elas mesmas a um resultado, a uma composição. Com o uso desses métodos as pessoas voltam a dialogar e conseguem resolver os conflitos”, explica.

Assista à reportagem completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2020 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.