O Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) promoveu no último sábado (6) um passeio cultural gratuito, exclusivo para seus associados, ao Museu do Ipiranga em São Paulo, com acompanhamento e orientação do historiador, educador, consultor e guia turístico Marcos Marsulo.
A presidente do IPAM, juíza Ana Maria Brugin, acompanhou os visitantes, que puderam visitar a parte externa do Museu e apreciar a beleza de seu jardim de estilo francês, projetado no início do século 20 pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, inspirado no Palácio de Versalhes, e suas fontes d’água. No edifício do Museu os associados conheceram, além do hall monumental e das escadarias, a sala da maquete da cidade de São Paulo, datada de 1841, o salão nobre com o quadro “Independência do Brasil”, de Pedro Américo, e as salas expositivas.
Com suas instalações e sua iconografia, documentos oficiais, objetos históricos e obras de arte totalmente restaurados, o Museu Paulista, como também é conhecido, integra a Universidade de São Paulo e guarda um importante acervo que remonta os tempos da Vila de São Paulo e especialmente ao período histórico correspondente ao evento da Independência do Brasil.
Tombado pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e seu edifício está situado dentro do complexo do Parque Independência. Foi concebido originalmente como um monumento à Independência constituindo-se no museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.