Associados do IPAM participam de eventos culturais gratuitos

O Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) promoverá agora em novembro dois eventos culturais gratuitos somente para seus associados. Associe-se ao IPAM e aproveite essas oportunidades imperdíveis!

Como a do próximo dia 17, às 19 horas, onde o instituto fará um encontro virtual com o tema: Justiça Restaurativa e a Literatura. As relações entre a obra “Os Miseráveis”, do escritor francês Victor Hugo, e os conceitos dos sistemas de Justiça serão temas do evento, que será realizado em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

Os expositores serão os coordenadores dos Grupos de Estudos em Justiça Restaurativa e Literatura da Escola da Magistratura do Paraná, juíza Laryssa Angelica Copack Muniz e juiz Rodrigo Rodrigues Dias. A mediação será feita pelo secretário de Justiça Restaurativa na Infância e Juventude da AMB e conselheiro do IPAM, juiz Marcelo Salmaso. Durante o evento, os magistrados farão a leitura do Capítulo X – “O hóspede desperto”, que será o tema do debate.

O livro retrata a luta de 19 anos do personagem Jean Valjean para buscar uma vida normal depois de cumprir pena de prisão por roubar pães para alimentar os filhos de sua irmã durante uma grave crise econômica, além das várias tentativas de escapar da prisão. A obra escrita por Victor Hugo apresenta uma das abordagens literárias mais importantes e atraentes sobre o punitivismo judicial e a desproporcionalidade das sanções aplicadas pela Justiça criminal.

A história de Valjean é uma inspiração para quem estuda a Justiça Restaurativa e seus instrumentos de solução consensual de conflitos por meio de práticas restaurativas das relações interpessoais entre autores de condutas criminosas e suas vítimas, na busca da conscientização, do reparo do dano causado e de uma efetiva ressocialização para embasar sentenças judiciais.

E também nos dias 16 e 21 de novembro, o IPAM, com apoio da Apamagis, realizará o Ciclo de Palestras “Templários: sua história e seus possíveis impactos na formação do Brasil”. O evento é gratuito e restrito apenas para associados, no horário das 19 horas, e totalmente on-line.

“Os personagens históricos que mais causam discussões apaixonadas, os Templários, ou A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, será nosso objeto de análise, tanto da sua história e desenvolvimento na Era Medieval, quanto no que tange as incursões de suas práticas para a história do Brasil. Esta Ordem Cristã, pensada e estruturada em meados do século XII, deixou legados profundos para a posteridade como hospitais, orfanatos, sistema bancário, entre outros”, adianta Guilherme de Almeida, professor de história e curador do evento.

Segundo Guilherme, “o objetivo deste ciclo de palestras é demonstrar o contexto histórico amplificado de seu surgimento, desmistificar pontos errôneos e anacrônicos de sua história, analisar seu desenvolvimento e impacto na criação de várias instituições que até hoje estão presentes, compreender a perseguição que os templários sofreram e verificar sua importância para a história inicial do Brasil”.

O Ciclo de Palestras será dividido em quatro temas:

Dia 16 – A Ordem Templária, pensada e estruturada em meados do século XII, deixou legados profundos para a posteridade, com Guilherme Almeida, Bacharel em História e professor de História com 20 anos de magistério.

Dia 16 – A Ordem de São Bernardo de Claraval e o mundo Cristão, com Marcus Boeira, Professor de Lógica e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP).

Dia 21 – A Ordem de Cristo e a missão evangelizadora de Portugal, com José Carlos Sepúlveda da Fonseca, analista político, palestrante e português residente no Brasil desde 1978.

Dia 21 – Lembremos dos navegantes – os heróis lusitanos que sucederam os templários e anteciparam os bandeirantes, com Rafael Nogueira, bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia, mestrando em História do Direito no Império do Brasil e pós-graduado em Educação, é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.

Os interessados em participar dos dois eventos precisam confirmar participação pelo email ipam@ipam.com, até a véspera de cada um e receberão no dia do evento o link de participação por email.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2022 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.