Blog

IPAM assina convênio com Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

16/07/2018

Notícias IPAM

IPAM assina convênio com Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

                                                                                                     

                                                                                                                                           Por Camila Rodrigues


Na quarta-feira, dia 11 de julho, o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, através do Instituto Jurídico da Comunicação (IJC) e da Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC), firmaram um acordo com o objetivo de estabelecer relações estratégias internacionais entre as instituições e de desenvolver projetos de caráter acadêmico, científico e cultural.

O protocolo de cooperação, assinado em Portugal, propõe a promoção de cursos, colóquios, conferências e seminários internacionais; a realização de intercambio de docentes, investigadores e estudantes; a permuta de publicações editadas por cada uma das entidades e o desenvolvimento conjunto de projetos de investigação, principalmente, das áreas de integração regional, cooperação internacional e formação de quadros superiores.

Hertha Helena ressalta que esse tipo de parceria é fundamental para compartilhar conhecimentos, pesquisas e estudos entre magistrados. “Ao estabelecer esse tipo de convênio, o IPAM fomenta a trocar experiências, amplia o debate e difunde as boas práticas de cada instituição. Tenho certeza que esse acordo proporcionará a melhoria da formação de juízes e da prestação jurisdicional em ambos os países”, enfatiza.

 

IPAM assina convênio com Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

 

Os protocolos de cooperação foram assinados pela presidente do IPAM, Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; pelos professores doutores Manuel Carlos Lopes Porto e João Nuno Calvão da Silva, representantes da Associação de Estudos Europeus de Coimbra; e pelos professores doutores João Nuno Calvão da Silva e Pedro Gonçalves, representantes do Instituto Jurídico da Comunicação.

Os dois acordos firmados entraram em vigor na data de assinatura e as atividades previstas no protocolo de cooperação serão realizadas mediante interesse mútuo.

 

Sobre o IJC         

O Instituto Jurídico da Comunicação (IJC) foi criado em 1991, por deliberação dos Conselhos Diretivo e Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. E passou a ser uma associação desde 30 de Setembro de 1996. O IJC tem por vocação o estudo dos problemas jurídicos respeitantes aos diferentes domínios da comunicação. São fundamentalmente cinco esses domínios: a comunicação social, a publicidade, as comunicações electrónicas e os direitos de autor.

 Sobre a AEEC

A Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC) foi criada em 1983, e formalizada em 22 de julho e 1996. Situada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a entidade tem entre os seus objetivos: a organização anual do Curso de Estudos Europeus, a realização de colóquios, seminários e outras atividades que visem à promoção e o desenvolvimento de investigação em matérias de integração, publicação de trabalhos de pesquisa e divulgação através da Revista “Temas de Integração”.