2º encontro dos Templários mostra a importância da Ordem de Cristo

Na noite da última segunda-feira (21) o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), com apoio da Apamagis, realizou o 2º encontro do Ciclo de Palestras “Templários: sua história e seus possíveis impactos na formação do Brasil”. Evento totalmente on-line e exclusivo para associados.

O palestrante e analista político, José Carlos Sepúlveda da Fonseca, português residente no Brasil desde 1978 e discípulo do líder católico Plinio Corrêa de Oliveira, que abordou o tema “A Ordem de Cristo e a missão evangelizadora de Portugal” falou do papel da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ordem de Cristo) no contexto dos Descobrimentos. “No momento em que as naus aportaram no Brasil, ali estava nascendo uma nação a partir de uma ordem de cavalaria e não propriamente de um reino”, destacou.

Rafael Nogueira, secretário nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural – Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, em sua palestra lembrou dos navegantes – os heróis lusitanos que sucederam os templários e anteciparam os bandeirantes.

“Muitas pessoas pensam que não há mais o que se falar em heróis, porque a história seria um conjunto de processos ou coletividades que realizam ações sempre com indivíduos em conjunto… Eu não acho que só os indivíduos marcam a história, mas junto com os processos econômicos, com as mentalidades, com as culturas e com os contextos existem, sim, indivíduos notáveis que se destacam pelos atos de auto sacrifício”, explicou Nogueira, ao rememorar que os navegantes eram homens que sabiam que estavam indo sem garantias de ganhar riquezas, honra ou reputação e sem garantia de que voltariam.

Esse segundo encontro finalizou o ciclo de palestras, mas a gravação completa do evento será disponibilizada em breve, na área exclusiva para associados, no site do IPAM!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2022 © IPAM - Instituto Paulista de Magistrados. Todos os direitos reservados.