A obra contém artigos diversos da ABRAME – Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas, que foram originariamente publicados nas edições da Revista da ABRAME, ao longo dos 15 anos de existência. A tarefa de selação dos artigos, coordenada pelo Juiz Durval Rezende, membro do conselho do IPAM e Delegado Seccional da ABRAME em São Paulo, levou em consideração não apenas a excelência dos escritos, mas também a sua atualidade e universalidade.
Os temas abordados são especialmente voltados para a atividade judicante, os desafios, os dilemas enfrentados no dia-a-dia do magistrado, a forma como os encaram os magistrados espíritas e como o conhecimento da Doutrina Espírita pode interferir positivamente nessa árdua atividade.
Também são versados temas mais universais, atinentes aos aspectos científico e filosófico da Doutrina Espírita, em comunhão com questões constitucionais e legais. Aspectos morais atinentes à bioética são igualmente explorados, ao versarem temas como aborto, eutanásia ou anencefaléia.
A ABRAME se rejubila por eferecer aos leitores, tanto nos meios jurídico e acadêmico como no Movimento Espírita Brasileiro, esta singela obra, que pretende modestamente lançar luzes sobre tão árdua tarefa de julgar os atos dos nossos semelhantes, segundo a legislação humana.