O Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) apoia o movimento internacional responsável pela conscientização em relação ao uso seguro, ético e responsável da Internet. Tendo como ponto inicial o Safer Internet Day (Dia da Internet Segura), que acontece na segunda terça-feira de fevereiro de cada ano em todo o mundo, a iniciativa do Instituto buscará ampliar ao longo do mês a percepção sobre as influências da desinformação on-line e estimular o exercício de comportamentos básicos de educação midiática e científica em relação à rede mundial de computadores.
Proposto originalmente em 2004 pela União Europeia no âmbito do projeto SafeBorders, e adotado pela Rede Insafe na Europa, o movimento reúne atualmente mais de 200 países e mobiliza usuários e instituições em torno da data para estimular um uso livre e seguro da internet. A campanha procura envolver e unir os diferentes atores públicos e privados na conscientização em torno do tema, envolvendo instituições, empresas, escolas, universidades, ONG’s e a própria rede.
“O objetivo da iniciativa é provocar uma reflexão sobre a necessidade de uma Internet mais segura, principalmente para meninas, meninos e adolescentes. Por isso é tão importante o IPAM também divulgar essa ideia”, diz a presidente do instituto, juíza Ana Maria Brugin.
Sob o conceito de que “juntos podemos fazer uma Internet melhor”, que é o lema do movimento, o IPAM decidiu colocar o assunto em pauta nas suas plataformas de comunicação para atingir com a campanha os membros da Magistratura e profissionais do Poder Judiciário associados ao Instituto.
Para saber mais sobre o assunto acesse aqui.