Blog

PRESIDENTE DO TJSP - NOVO MEMBRO DO IPAM

07/04/2017

Notícias IPAM

PRESIDENTE DO TJSP - NOVO MEMBRO DO IPAM

Por Amanda Toreli

O nome do Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti é um dos maiores na magistratura atual. Presidente do TJSP, ele é reconhecido por todos como um homem que luta com afinco pelas prerrogativas da magistratura paulista e do Brasil. Pensando nisto, o IPAM (Instituto Paulista dos Magistrados) concedeu ao desembargador, na quarta-feira (05/04), o título de membro honorário do Instituto, pelo seu trabalho à frente do TJSP e em Brasília, na defesa intransigente dos direitos dos magistrados e servidores.

Ao realizar a entrega da titulação, a presidente do Instituto Paulista dos Magistrados (IPAM), juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, destacou a aliança de Paulo Dimas com o instituto. "Tenho grande alegria em entregar, pessoalmente, este título ao Desembargador Paulo Dimas, porque ele é parceiro desde o início. Várias conquistas do IPAM se deram pela participação ativa dele, que sempre foi muito sensível às questões e necessidades do Judiciário”, enfatizou.

Durante a cerimônia de titulação, estiveram presentes mais de 40 magistrados, entre eles o presidente da AMB e fundador do IPAM, o juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, que ressaltou a importância de reconhecer o magistrado como um grande líder associativo. “O ingresso de uma pessoa da estatura do Desembargador Paulo Dimas como membro honorário do Instituto, é muito representativo. Além de se revelar um grande presidente no Tribunal de Justiça de São Paulo, sempre foi conhecido por ser um grande líder associativo”, ressaltou.

O homenageado sentiu-se honrado com o título que recebeu e lembrou a parceria que firmou com o IPAM desde sua fundação. “Sou apoiador do IPAM desde o início, quando o Jayme de Oliveira era presidente e eu estava à frente da Apamagis. Fizemos uma parceria muito importante, sempre nos apoiando mutuamente. Estou feliz em estar aqui, rodeado de amigos e, agora, sendo parte de uma instituição muito respeitada pelo trabalho que desenvolve e pelos membros que ostenta. Estou me sentindo em casa", disse.

Paulo Dimas tem uma longa história na vida associativa. Atuante no meio da magistratura presidiu uma das maiores associações do País, a Apamagis, em um mandato enriquecedor para os magistrados paulistas.  Durante o evento, a atual vice-presidente da Apamagis, Vanessa Matheus, relembrou alguns momentos da atuação do homenageado. "Conheço o desembargador Paulo Dimas desde suas lutas pela Apamagis. Tive o prazer de pertencer à associação quando ela era presidida por ele e, atualmente, tenho o privilégio de trabalhar na Apamagis com ele à frente do TJSP, o que, para mim, é motivo de grande honra porque ele é um presidente que não perdeu o olhar para a magistratura como um todo e mostra um empenho sincero e incansável em sua defesa, o que facilita muito o nosso trabalho associativo", enfatizou.

Hertha também relembrou as conquistas adquiridas através do compromisso do magistrado junto ao instituto e enfatizou sua realização ao assinar o reconhecimento como presidente atual do IPAM. “Ele sempre apoia nossas atividades de primeira hora, como no projeto Eu Tenho Voz, onde nos deu apoio incondicional e imediato. Por isso, me sinto gratificada por, em momento de presidência, ser eu a pessoa a assinar o diploma de membro honorário ao nosso querido Desembargador Paulo Dimas", conclui.

 “A história de vida dele é de defesa da magistratura, e receber uma persona do porte dele num instituto que foi idealizado, à época, por juízes de primeiro grau e que hoje está firme e consolidado, é muito honroso para nós e nos engrandece muito", comentou o presidente da AMB.

Durante a homenagem, Paulo Dimas também destacou a importância de um Instituto como o IPAM para a magistratura paulista. "O IPAM difere das associações por ter um viés cultural, de promover eventos que trazem uma contribuição par os estudos na área jurídica”, disse. “Recentemente recebemos um estudo riquíssimo do IPAM que traça o panorama do Judiciário. Este material está exposto na sala da presidência do TJSP e também fiz questão de distribuir entre as autoridades para mostrar que temos contribuições importantes de pessoas que se importam com o Poder Judiciário", contou.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, Silvio Hiroshi Oyama, que também esteve presente, destacou a importância de um líder como Paulo Dimas no cenário atual da Magistratura."Quero parabenizar o IPAM pela escolha, que foi excelente porque o Paulo Dimas reúne duas qualidades marcantes. Primeiro, ele é um grande magistrado e segundo, ele tem a visão da magistratura como um todo. No momento em que vivemos, onde a magistratura precisa se impor e pleitear suas reivindicações, estas qualidades são de extrema importância e um nome como o de Paulo Dimas é mais do que lembrado nesses momentos por ele ser um lutador pelos diretos de nossa classe, inclusive em Brasília, onde sempre o encontro", ressaltou.

A homenagem é resposta a uma petição que foi entregue ao IPAM na cerimônia de confraternização de 2016. Assinada por diversos magistrados, o documento pedia a titulação de Paulo Dimas como membro honorário pelos serviços prestados aos magistrados e servidores do estado de São Paulo.